Um levantamento da EPTC apontou as cinco maiores causas de multas no trânsito de Porto Alegre. Conforme os indicadores, o principal motivo de multas na Capital é o excesso de velocidade. Mais de 91 mil multas do desse tipo foram registradas nos seis primeiros meses deste ano. Apesar disso, houve uma queda de 13% nesse tipo de infração, na comparação com os primeiro semestre de 2017. Os dados correspondem ao primeiro semestre de 2018.
De acordo com o diretor de operações da EPTC, Fábio Berwanger, não houve aumento da fiscalização, nem de radares espalhados pela Capital. Ainda assim, ele afirma que o número é alto.
— É até uma questão cultural do porto-alegrense, de achar que não tem ninguém vendo e andar acima da velocidade — disse ele.
A segunda infração mais cometida no trânsito de Porto Alegre é estacionar em local proibido. A EPTC alerta que deixar o carro em locais inapropriados é arriscado e pode prejudicar outros motoristas.
O terceiro maior delito que provoca multa em Porto Alegre é o uso do telefone celular ao volante. A EPTC ressalta que boa parte dos acidentes leves de Porto Alegre se devem a essa prática. Ainda, segundo a empresa, o problema está se agravando na Capital. Uma campanha está sendo feita pela entidade para tratar dessa situação.
O quarto principal fator de multas no trânsito de Porto Alegre é ultrapassar o semáforo em sinal vermelho. A EPTC destacou que além da infração, o risco de acidentes é muito alto. Já a quinta infração mais cometida nas ruas e avenidas da Capital é a troca de faixa sem indicação de pisca.
A EPTC orienta que muitos acidentes ocorrem justamente porque os motoristas não indicam adequadamente quando farão a troca de faixas ou quando irão dobrar.
Ainda segundo os dados, houve elevação de 10,7% no total de multas aplicadas no trânsito de Porto Alegre, ultrapassando 282 mil multas. Entretanto, segundo Berwanger, a aplicação de infrações se justifica na Capital, já que houve uma queda de 11% nas mortes no trânsito e de 9% nos acidentes neste ano.
CONFIRA OS NÚMEROS RELACIONADOS ÀS MULTAS:
1ª) Excesso de velocidade - 91.603
2ª) Estacionar em local proibido - 32.313
3ª) Dirigir utilizando o telefone celular - 23.105
4ª) Ultrapassar o sinal vermelho no semáforo - 18.151
5ª) Não indicar mudança de direção - 14.570
Total de multas aplicadas: 282.105