A Área Azul de Porto Alegre será concedida à iniciativa privada e deve adotar um sistema digital em setembro. A licitação foi homologada na tarde desta sexta-feira (17) pelo prefeito Nelson Marchezan, e o contrato deve ser assinado na quarta (22).
Segundo a prefeitura, as 4,2 mil vagas de estacionamento rotativo deixarão de ser analógicas para adotar um "sistema digital" — atualmente, o parquímetro imprime um papel, que deve ser colocado no painel do veículo, onde pode ser visto. Ainda conforme a prefeitura, o modelo será implementado "gradualmente". A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não informou com detalhes o funcionamento do novo sistema e qual o prazo de instalação dos equipamentos — ela afirma que isso será apresentado "na assinatura do contrato".
A nova empresa responsável, Zona Azul Brasil, será responsável pelo sistema durante 10 anos, com valor de devolução de 37% para o município. O estacionamento rotativo foi operado pela EPTC por sete anos, de maneira emergencial.