O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, no bairro Independência, em Porto Alegre, vai suspender o atendimento ambulatorial e de cirurgias eletivas nesta sexta-feira (19). Três servidores do hospital que trabalham com atendimento ao público foram identificados com caxumba, já apresentando os sintomas. Todos foram afastados do trabalho.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a suspensão é uma medida preventiva para evitar transmissão da doença nas dependências do hospital e para que todos os funcionários se vacinem. Dos 865 profissionais que atuam no local, 300 estão imunizados com a vacina tríplice viral. Pelo menos 360 consultas e 13 procedimentos procedimentos marcados foram reagendados para a semana que vem.
O atendimento de urgência e emergência é mantido tanto nesta sexta quanto no final de semana. Outros serviços também não são afetados.
A secretaria garante que, além da vacinação, medidas de controle como a limpeza dos ambientes foram adotadas para evitar a transmissão da doença no ambiente hospitalar.