A prefeitura de Porto Alegre e o Instituto Semeia assinaram, na manhã desta sexta-feira (8), um acordo de cooperação para a transformação do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, conhecido como Parque Harmonia, em um parque temático voltado para a cultura gaúcha. A ideia do projeto, chamado de "Parque Harmonia – lugar permanente do turismo gaúcho", é aproveitar o espaço do parque, que tem 65 hectares em uma área central de Porto Alegre – atualmente, só há público expressivo no local durante a Semana Farroupilha.
Através do acordo de cooperação, o Instituto Semeia, que apoia melhoria de praças e parques no país, ajudará a prefeitura a elaborar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que deve ser publicado nos próximos dois meses. Com o PMI, entidades, empresas e pessoas físicas poderão enviar propostas para investimentos no parque. Depois disso, a prefeitura abrirá licitação para contratar uma empresa, que ficará responsável por investimentos e gestão do Harmonia, em troca de lucro com o consumo dos frequentadores.
O secretário de Parcerias Estratégicas, Bruno Vanuzzi, prevê atividades turísticas no parque voltadas para a cultura do gaúcho com o objetivo de incentivar o turismo. Entre as atividades previstas, estão um museu da cultura gaúcha, uma área com experiência de animais da campanha e comércio de itens ligados ao Estado, como cuia, espetos e botas.
— Porto Alegre, em termos turísticos, é só de passagem. Nós não conseguimos segurar as pessoas que vêm para a Serra nem por um turno na cidade. Queremos criar uma atração para fazer com que os turistas tenham vontade e fiquem aqui por pelo menos um dia. Hoje temos um espaço grande que não é utilizado. A gente está falando de algo colado no Centro Histórico, e não tem nada acontecendo ali — explica.
Outro objetivo do projeto é criar uma estrutura permanente e estável para abrigar o Acampamento Farroupilha. Todos os anos há uma negociação própria, e, com a mudança, o evento passaria a funcionar com planejamento mais estável.
O projeto chegou a ser apresentado para o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que ofereceu apoio à prefeitura.