Uma semana após mostrar que uma das obras projetadas para a Copa do Mundo de 2014 virou um lixão a céu aberto, GaúchaZH voltou ao local, na zona norte de Porto Alegre. E a conclusão foi que a situação no prolongamento da Avenida Severo Dullius estava pior nesta sexta-feira (4), com mais lixo e mais entulho espalhados por um trecho de pouco mais de um quilômetro.
O lixo já está invadindo parte do asfalto novo da Severo Dullius, onde apenas uma das duas pistas da duplicação está liberada ao trânsito, entre a Avenida Dique e a Rua Sérgio Dieterich.
Foram encontrados nesta sexta partes de telhas de zinco queimadas no canteiro de obras e mais sacolas, garrafas e entulhos às margens da avenida. Além disso, duas pessoas foram flagradas com um carro e um reboque despejando resíduos na região.
As obras de ampliação da Severo Dullius estão 49% concluídas e, atualmente, paralisadas. A previsão de retomada dos trabalhos é para o mês que vem, após a prefeitura da Capital conseguir um empréstimo junto ao Banrisul.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana afirma que tem conhecimento da situação e está em contato com a empresa responsável pela obra para encontrar uma solução para o descarte irregular de lixo. Já a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informa, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que a pessoa flagrada descartando lixo de forma irregular será notificada. A infração prevê uma multa de 1.440 Unidades Financeiras Municipais (UFM), que equivale a R$ 5.780,88. O ato de descartar resíduos sólidos em local indevido, num volume maior que cem litros, é considerado gravíssimo. Lavrado e entregue o auto de infração, o autuado terá prazo de 30 dias para interpor defesa.