Uma cratera na pista tem feito com que motoristas transitem pela contramão em um trecho da Rua Manágua, no cruzamento com a Avenida Panamericana, no bairro Jardim Lindóia, em Porto Alegre.
Conforme o relato de Eduardo Corso no aplicativo Pelas Ruas, os veículos entram na faixa de sentido contrário para desviar do buraco, que tem pedaços de madeira dentro, para sinalização. Segundo Corso, o maior problema ocorre no horário de pico na via.
— Quem frequenta o local, sabe que tem um buraco ali. Mas quem está só passando, não vai achar que pode encontrar alguém na contramão. Quando tem muitos veículos passando ali, fica ainda mais perigoso — argumenta.
Corso conta que, para desviar, moradores da rua precisam dar a volta na quadra, e muitas vezes também acabam preferindo pegar o trecho na contramão. O maior problema ocorre no horário de pico na via, que fica perto de avenidas movimentadas como Assis Brasil e Sertório.
Conforme Corso, o problema ocorre há pelo menos dois meses e teria sido causado após temporais que atingiram a zona norte da Capital no começo do ano.
Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio da Divisão de Manutenção de Água Pluviais (DMAP), o conserto está programado para ocorrer na primeira quinzena de maio. De forma provisória, visando a segurança do trânsito, foi colocada uma chapa de aço na via.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.