Depois de nadar na Lagoa Bacopari, no Lago São Bernardo e no Rio Jacuí, um grupo de nadadores da Região Metropolitana desbravou as águas do Guaíba na zona sul de Porto Alegre. Por meio do projeto Nadando pelos cartões postais do Rio Grande do Sul, criado há dois anos, 17 pessoas fizeram um percurso de cerca de 5 quilômetros a nado no Lami, entre a prainha do bairro e a Reserva Biológica José Lutzenberger. Por se tratar de uma unidade de conservação, apreciaram o local de dentro da água.
O objetivo dos nadadores é incentivar as atividades de natação em águas abertas e, ao mesmo tempo, chamar atenção para a necessidade de preservar as praias e águas de cada localidade.
— Quando chegamos com roupa de neoprene e touca, vem todo mundo ver o que está acontecendo. E queremos lembrar que uma praia limpa é bom para todos nós — diz Francismar Siviero, 62 anos, um dos fundadores do grupo.
Siviero conta que, nas edições que estão por vir, eles pretendem começar a recolher o lixo encontrado na costa.
A próxima atividade já tem data marcada: em 15 de abril, os nadadores pretendem retornar à Lagoa do Bacopari, em Mostardas. O grupo tende a aumentar na ocasião, com nadadores de ainda mais longe, como Cachoeira do Sul, Rio Grande e Santa Maria.
A Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha, e o Pontal de Tapes também estão no horizonte do grupo, sem data definida.