A licitação que a prefeitura prepara desde o ano passado para reativar os relógios de rua — que não funcionam desde julho de 2015 em Porto Alegre — terá mais uma etapa a ser cumprida antes de ser lançada. A prefeitura decidiu fazer nova consulta pública: por um período estimado de 30 dias, a população poderá questionar e sugerir alterações no edital. Ao final deste processo, o prazo para recebimento das propostas será aberto.
Uma consulta para ouvir a população já havia sido feita em janeiro, para a definição dos endereços onde os relógios seriam instalados. Agora, é o edital completo que será avaliado pela população.
- É para garantir transparência ao processo e dar ampla divulgação a pequenos ajustes que foram feitos no edital - afirma o secretário municipal de Parcerias Estratégias, Bruno Vanuzzi.
O vencedor da disputa ficará responsável pela instalação e manutenção dos novos relógios e retirada das estruturas antigas. Como contrapartida, poderá explorar a venda de publicidade nos espaços destinados. O contrato deverá estabelecer um vínculo de 20 anos.
Além de informar hora e temperatura, os novos equipamentos terão câmera de vigilância e wi-fi gratuito. Os pontos escolhidos para a instalação dos relógios tiveram critérios como melhor distribuição pela cidade e maior abrangência.
Esta será a terceira tentativa para religar os relógios, que foram desativados em julho de 2015. Na ocasião, a prefeitura rompeu o vínculo com a empresa que fazia a manutenção dos equipamentos, que havia sido contratada sem licitação.
As duas concorrências anteriores foram durante a gestão do prefeito José Fortunati. Na primeira, empresas não manifestaram interesse na primeira disputa. Na segunda vez, o processo foi suspenso após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).