A Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas vai concluir, nesta segunda-feira (26), o edital de instalação e localização dos 168 novos pontos de Porto Alegre que receberão os novos relógios digitais de rua. O processo passa agora para a Central de Licitações (Celic) da Secretaria Municipal da Fazenda.
Segundo o secretário Bruno Vanuzzi, ainda é avaliado pela prefeitura se uma audiência pública será realizada. Uma alternativa seria fazer uma nova consulta pública com os dados finalizados. Além de informar hora e temperatura, os novos equipamentos terão câmera de vigilância e wi-fi gratuito.
A licitação deve levar pelo menos 45 dias para ser aberta, após a divulgação do edital. Os pontos escolhidos para a instalação dos relógios tiveram critérios como melhor distribuição pela cidade e maior abrangência.
O vencedor da disputa ficará responsável pela instalação e manutenção dos novos relógios e retirada das estruturas antigas. Como contrapartida, poderá explorar a venda de publicidade nos espaços destinados. O contrato deverá estabelecer um vínculo de 20 anos.
Esta será a terceira tentativa para religar os relógios, que foram desativados em julho de 2015. Na ocasião, a prefeitura rompeu o vínculo com a empresa que fazia a manutenção dos equipamentos, que havia sido contratada sem licitação.
Nas duas concorrências anteriores, durante a gestão do prefeito José Fortunati, empresas não manifestaram interesse na primeira disputa. Na segunda vez, o processo foi suspenso após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).