A consulta pública sobre a localização dos 168 pontos de Porto Alegre que receberão os novos relógios digitais de rua será encerrada nesta quarta-feira (14). Além de informar hora e temperatura, os novos equipamentos terão câmera de vigilância e wi-fi gratuito.
O envio de sugestões pode ser feito neste link. Na página, também é possível conferir mais detalhes, como o projeto de referência para a instalação e especificações técnicas de infraestrutura Wi-Fi.
Conforme a prefeitura, os pontos já escolhidos para a instalação dos relógios tiveram critérios como melhor distribuição pela cidade e maior abrangência — os equipamentos terão câmeras, que devem somar 168 novos pontos ao monitoramento feito pelo Centro Integrado de Comando da cidade.
As sugestões serão avaliadas pelas Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas. Ao final da consulta pública e com o material coletado, a prefeitura deve organizar uma audiência pública para divulgar os resultados. A previsão é de que o edital seja publicado em março. A licitação deve levar pelo menos 45 dias para ser aberta, após a divulgação do edital.
O vencedor da disputa ficará responsável pela instalação e manutenção dos relógios. Como contrapartida, poderá explorar a venda de publicidade nos espaços destinados. O contrato deverá estabelecer um vínculo de 10 anos, com possibilidade de prorrogação de outros 10.
Esta será a terceira tentativa para tentar religar os relógios, que foram desativados em julho de 2015. Na ocasião, a prefeitura rompeu o vínculo com a empresa que fazia a manutenção dos equipamentos, que havia sido contratada sem licitação.
Nas duas concorrências anteriores, durante a gestão do prefeito José Fortunati, empresas não manifestaram interesse na primeira disputa. Na segunda vez, o processo foi suspenso após questionamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).