O trecho bloqueado da avenida Farrapos, na região da trincheira da avenida Ceará, será liberado ao tráfego a partir de sexta-feira (27). Na manhã desta terça-feira (24), operários já trabalhavam na pintura da pista que recebeu novo asfalto nos últimos dias.
Porém, antes que ocorra a liberação do tráfego no local, as construtoras responsáveis pela obra vão instalar duas sinaleiras: uma no fim da rua Edu Chaves e outra na avenida Farrapos. O trabalho deve ser concluído até quinta-feira (26).
Segundo a prefeitura, a volta das sinaleiras já estava prevista no projeto original da trincheira e pretende disciplinar a saída de Porto Alegre por estas duas ruas. Aproximadamente 75 mil veículos circulam diariamente pelo cruzamento, de acordo com a EPTC.
Com a alteração no trânsito, os motoristas que vêm do Centro pela Farrapos poderão seguir em frente até a Avenida dos Estado, sem precisar entrar à direita na rua 25 de fevereiro. A medida irá permitir um acesso mais fácil ao Aeroporto Salgado Filho. Segundo a EPTC, técnicos vão monitorar a migração do fluxo para depois desativar sinaleiras na Rua Vinte e Cinco de Fevereiro.
De acordo com a prefeitura, a obra tem previsão de término para setembro. A ordem de início da nova travessia foi dada em dezembro de 2012 e tinha prazo contratual de execução de três anos. Em cinco anos, a obra ficou 42% mais cara. Estava prevista para ser realizada por R$ 29,5 milhões e, segundo cálculos da prefeitura, de fevereiro de 2017, já está em R$ 41,9 milhões.