O ministro Luiz Fux liberou para julgamento o processo do vereador de Porto Alegre Cássio Trogildo (PTB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O magistrado, presidente do colegiado, é relator dos recursos movidos pelo parlamentar contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 2013, de cassar o mandato do petebista. O próximo passo da tramitação do processo é a definição da data do julgamento pelo plenário.
Trogildo se manteve no cargo e se elegeu novamente amparado em uma liminar concedida pela Corte, suspendendo decisões anteriores até o julgamento do mérito dos recursos que tramitam no TSE.
Acusação contra Trogildo
Em meio à campanha eleitoral de 2012, o vereador Cássio Trogildo foi acusado pelo Ministério Público de ter usado a estrutura da Secretaria de Obras da Capital, da qual foi titular, para "prestar serviços asfálticos e de iluminação em desacordo com a lei para angariar votos". A decisão do TRE, em 2013, reverteu a sentença da Justiça Eleitoral de primeiro grau, que havia inocentado Trogildo. O vereador sempre negou as acusações. GaúchaZH mandou mensagem para o celular advogado do vereador e aguarda retorno.