Quatro pontos no bairro Lomba do Pinheiro, na zona leste de Porto Alegre, tiveram protestos na noite desta segunda-feira (5). Moradores alegam que estão sem água desde sábado (3). Na Estrada João de Oliveira Remião, houve duas manifestações e outras duas ocorreram na Estrada Afonso Lourenço Mariante.
A tropa de choque esteve na parada 6 da Estrada João de Oliveira Remião. Moradores estavam bloqueando momentaneamente a via no sentido Centro-bairro. A tropa de choque jogou bombas de gás lacrimogêneo para conter os manifestantes, que revidaram com garrafadas.
Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informou que a falta de água nos bairros Lomba do Pinheiro, Restinga, Vila Castelo, Pitinga e Quirinas foi ocasionado por um problema elétrico na Estação de Tratamento de Água Belém Novo. Componentes elétricos da estação queimaram após o retorno da energia elétrica, que havia caído em decorrência do temporal de granizo que atingiu parte da Zona Sul no último domingo (4), afirma o departamento. A água deve retornar, segundo o órgão, até a madrugada desta terça (6).