De frente para o Guaíba – localizada na Avenida Diário de Notícias e em meio ao movimento intenso de veículos –, uma torre de 20 metros de altura poderia oferecer à população uma vista privilegiada de um dos cartões-postais da cidade. Mas está fechada e não há previsão de reabertura. Inaugurado há quase quatro anos, no dia do aniversário de Porto Alegre, o Mirante do Cristal era a aposta da prefeitura na época para ser mais um ponto turístico.
Pertencente ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a torre formada por duas colunas de concreto e área de estrutura metálica envolvida por vidro integra a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, que capta resíduos das bacias dos arroios Dilúvio e Cavalhada, faz parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), cujo objetivo é despoluir o Guaíba.
A torre costumava ficar aberta de terças a domingos, das 14h às 19h, mas era preciso agendar visita pelo site do Dmae. O local tem capacidade para receber 20 pessoas por vez. Para apreciar a paisagem, o público subia por um elevador panorâmico e ainda tinha a oportunidade de conhecer o Pisa e todo o sistema de coleta de esgoto em aproximadamente 40 minutos de visita.
O projeto arquitetônico participou da Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo em Cádiz, na Espanha. A instalação da área também contribuiu para resolver os problemas de alagamentos sofridos por famílias do entorno. À época, o então diretor-presidente do Dmae, Flávio Presser, destacou que “o mirante não é só para turista” e que “deu dignidade para os moradores da região”.
Na tarde desta quinta-feira (8), GaúchaZH questionou ao Dmae há quanto tempo o local estava fechado para visitação, qual era o motivo, quantas visitas já tinha recebido desde que foi inaugurado e qual era a previsão para a reabertura da atração. O departamento se limitou a responder, por meio de nota, que “o Mirante do Cristal está fechado para adequações no atendimento ao público, ainda sem previsão de reabertura”.