A prefeitura de Porto Alegre recolheu 14 toneladas de lixo no talude e no entorno do Arroio Dilúvio, na Avenida Ipiranga, na manhã deste sábado (10). A ação faz parte do cronograma do município para a retirada de moradores de rua que se instalam na região. O procedimento foi concentrado entra a Rua Euclides da Cunha e a Avenida Edvaldo Pereira Paiva.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, 20 pessoas, com faixa etária entre 30 e 55 anos, foram identificadas e cadastradas nos programas da prefeitura. Os barracos improvisados foram destruídos.
Segundo a secretaria, é oferecido às pessoas que foram retiradas abrigo em Centros de Referência da Assistência Social. A secretaria garante que todas foram avisadas dias antes sobre a operação de retirada de barracos. Os pertences das pessoas são guardados para serem resgatados depois.
A prefeitura não soube informar quantos barracos foram destruídos. A Guarda Municipal e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) também acompanharam o trabalho, que iniciou por volta das 9h e foi encerrado ao meio-dia.
Esta é a quarta vez em 2018 que a prefeitura de Porto Alegre realiza ações de retirada de moradores do talude do Dilúvio. De acordo com a secretaria interina de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, novas operações podem ser realizadas enquanto houver necessidade.
A ação cumpre determinação do Ministério Público do Meio Ambiente para que seja realizada a limpeza ao longo do Arroio Dilúvio. A medida quer prevenir a erosão do solo e o risco de incêndio pelas fogueiras na região.