Os pedestres vão precisar esperar mais tempo para poder usufruir da restauração do Largo dos Açorianos, em Porto Alegre. A prefeitura redefiniu os prazos de conclusão das obras.
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o término não ocorrerá mais em fevereiro, e sim até junho. A obra já está custando R$ 5 milhões. Em julho do ano passado, a expectativa era investir até R$ 4,68 milhões.
A revitalização do espaço começou em janeiro de 2016 e foi dividida em três partes: a primeira consistiu em melhorias no Monumento aos Açorianos; e a segunda no restauro da Ponte de Pedra – ambas já concluídas. A última inclui a revitalização do entorno da ponte, que receberá passeios, esplanadas, piso tátil, bancos de concreto, escadarias e arquibancadas, além do preenchimento do espelho d'água, esvaziado há mais de dois anos.
A ordem de início da última parte foi dada em outubro de 2016. O término dos trabalhos deveria ocorrer em maio de 2017. Porém, segundo a Smams, houve atraso no cronograma por parte da empresa contratada e também por interferências não previstas em redes subterrâneas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da rede de alta tensão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (Ceee).
Mesmo com os trabalhos em andamento, a prefeitura está buscando uma empresa que fique responsável pela manutenção do espaço depois que a restauração for concluída.
"Os trabalhos deverão estar concluídos ainda neste semestre, mas o espaço encontra-se disponível para ser adotado pela iniciativa privada desde agora", informa a nota divulgada pela assessoria da secretaria.