Centenas de famílias formavam, desde o começo da manhã desse sábado (24), uma uma grande fila na Vila Safira, na zona norte de Porto Alegre, para receber os kits de material escolar arrecadados pelo projeto social Vó Chica. É o sétimo ano da campanha, denominada "Natal do Futuro".
— Descobri que há crianças que não vão as primeiras semanas de aula porque a família não tem dinheiro para comprar o material escolar. Por isso, ao invés de pedir brinquedos de Natal, nossa campanha arrecada material escolar explica o coordenador do projeto Cláudio Roberto da Costa, 54 anos.
A estimativa é que cerca de 1,5 mil kits sejam distribuídos ao longo desse sábado. O número pode aumentar porque continuam chegando doações a sede do projeto, que fica na Rua Luiz Sibemberg, no Bairro Mário Quintana.
Os kits são compostos por um caderno universitário e um caderno pequeno, lápis de cor, canetinha, cola, borracha, lápis, apontador e caneta. Também estão sendo distribupidos estojos e pastas.
Por volta das 6 horas da manhã, Liliane Pereira, 36 anos, já estava na fila para garantir os kits para os seis filhos. É o terceiro ano consecutivo que a moradora da Vila Safira participa da ação social. Liliane está desempregada e afirma que senão fosse a campanha não conseguiria comprar o material escolar para todos os filhos.
— O material escolar está muito caro e eu tenho seis filhos, o que torna mais difícil conseguir comprar. A única coisa que eu posso dar para ele são os estudos. Só desejo que eles tenham um futuro melhor e consigam um emprego bom — conta Liliane.
A distribuição dos kits começou por volta das 10h. Havia crianças de várias regiões de Porto Alegre, como Partenon, Bom Jesus e Restinga.
Cerca de 70 voluntários participam da ação. Thaina Luz da Silva, 22 anos, é uma das voluntárias. Ela conheceu o projeto porque estava em busca de material escolar para retomar os estudos, que havia interrompido há alguns anos. Thaina, que começou nesta semana as aulas do 6º ano do Ensino Fundamental , resolveu ajudar na organização da campanha.
Além da campanha de material escolar, o projeto Vó Chica oferece dezena de atividades culturais para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.
Quem quiser ajudar com doações pode entrar em contato com Claudio pelo telefone ou WhatsApp: (51) 99364-2847.