Uma procissão será realizada neste domingo (21) para homenagear Nossa Senhora dos Navegantes — em 2 de fevereiro é celebrado o seu dia. Primeiro, uma missa ocorrerá às 17h no Santuário de Navegantes. Após a celebração, a imagem da santa será levada em uma caminhada até o Santuário Nossa Senhora do Rosário, que fica no centro de Porto Alegre.
A imagem de Nossa Senhora ficará na igreja até o dia 2. Durante este período, os fiéis poderão visitar a santa.
— As pessoas poderão realizar orações, apresentar suas preces, seus agradecimentos, seus pedidos — afirma o pároco do Santuário Nossa Senhora do Rosário, padre Gelson Luiz Fraga Ferreira.
No dia 2, às 7h, há uma missa especial na igreja. Em seguida, em outra procissão, a santa voltará para a Igreja dos Navegantes, onde ocorrerá a missa campal.
Trajeto da procissão pode ter desvios
A procissão seguirá pelas avenidas Sertório, Presidente Franklin Roosevelt, Farrapos, ruas da Conceição, Voluntários da Pátria até, por último, chegar na Vigário José Inácio. A EPTC informa que haverá bloqueios momentâneos de trânsito, com possibilidades de desvios. Agentes de fiscalização de trânsito e transporte vão orientar a circulação dos veículos nos bloqueios e desvios. Ajustes nos tempos de semáforos serão realizados, se necessários, através da Central de Controle do Monitoramento da Mobilidade.
Sem dinheiro, festa de Navegantes faz vaquinha virtual
Sem recursos públicos ou patrocínio, a Irmandade de Navegantes criou uma vaquinha virtual para tentar arrecadar dinheiro necessário para cobrir custos com palcos, tendas, banheiros químicos, segurança, entre outros. O fundo, criado por meio do site vakinha.com.br, tem como meta arrecadar R$ 200 mil até 3 de fevereiro — um dia após a data em que ocorre a procissão. Até o momento, porém, apenas 40 pessoas contribuíram, totalizando R$ 6.540,00 (pouco mais de 3% do objetivo).