Mostrada por GaúchaZH há duas semanas, a situação dos banheiros do Parque da Redenção piorou. Agora, os sanitários masculinos também estão sem abastecimento de água — em 5 de janeiro, apenas o feminino e o fraldário estavam com o problema. Uma equipe do DMLU, responsável pela administração do sanitário, esteve no local nesta quinta-feira (18) e afirmou que o problema é a baixa pressão da água, que não chega à caixa e deixa vasos e pias sem abastecimento. Segundo a equipe, o reparo deve ser pedido ao Dmae.
Conforme funcionários que atuam na limpeza do local, o problema no banheiro masculino ocorre desde quarta-feira (17). Há sete meses, tonéis de água são utilizados no banheiro feminino e no fraldário — mas, segundo funcionários, a falta d'água "vem de anos". O maior problema é aos fins de semana, quando a Redenção concentra o maior número de frequentadores.
— Tem pessoas de idade que vêm aqui e não têm o mínimo de conforto. Imagina um idoso ter que pegar água de um tonel e voltar na privada para despejar. Muitas pessoas não limpam e nós temos que fazer. É o horror dos horrores — argumenta uma funcionária, que prefere não se identificar.
Em 5 de janeiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), afirmou, em nota, que iria realizar "uma vistoria nos banheiros citados com sua equipe da administração do Parque Farroupilha" e que encaminharia o problema para resolução.
Nesta quinta-feira, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que um protocolo emergencial foi encaminhado para a coordenação do Centro do Departamento Municipal de Água e Esgoto e a demanda deve ser atendida até a sexta-feira (18).