Depois que uma denúncia de estupro viralizou nas redes sociais, a boate Margot publicou em sua página no Facebook uma nota de esclarecimento, na noite desta quinta-feira (25). Segundo informações que circularam no WhatsApp e no Twitter, uma pessoa teria sido dopada e vítima do golpe "Boa noite, Cinderela" durante festa no estabelecimento da Rua João Alfredo, na Cidade Baixa. Depois, teria sido levada do local, estuprada e roubada. O relato que circula nas redes também afirma que ocorrem "pelo menos uns dez casos por semana assim no Margot".
O estabelecimento nega que haja uma onda de agressões sexuais no local. "Acreditamos que ocorreu o caso de informação cruzada, onde o delegado comunicou que esse número de denúncias ocorre semanalmente no seu distrito, e não no Margot", informou. Garante não compactuar com situações de abuso e violência e ter "uma equipe reforçada e intolerante com quaisquer casos dessa natureza". Na nota, a casa comentou um caso: "Da mesma forma, respeitamos a vontade da vítima, que solicitou pela não exposição de seu caso, a fim de evitar a propagação e a consequente violação de sua privacidade e vida pessoal".
O Margot pediu ainda que, se algum cliente tiver passado "por qualquer situação de desconforto ou assédio", entre em contato, e informou que doaria parte da renda da festa da quinta-feira (25) para a Ocupação Mirabal.
À reportagem de GaúchaZH, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre informou que não há ocorrências em 2018 que envolvam a casa noturna. A delegacia está apurando um caso de estupro, que teria ocorrido no ano passado, mas não passou detalhes para não atrapalhar as investigações.
Leia o comunicado na íntegra:
"Em virtude de uma corrente que está sendo divulgada via Whatsapp, o Margot vem se pronunciar informando que não compactuamos com qualquer situação de abuso e violência e, em razão disso, estamos sempre fazendo todo o possível para manter a segurança na casa, com uma equipe reforçada de seguranças e staff geral 100% intolerante com quaisquer casos dessa natureza. Da mesma forma, respeitamos a vontade da vítima, que solicitou pela não exposição de seu caso, a fim de evitar a propagação e a consequente violação de sua privacidade e vida pessoal.
Referente a notícia de que casos semelhantes a esse estariam ocorrendo reiteradamente no Margot, informamos que a notícia não procede. Ao entrar em contato no dia de hoje com os encarregados pela condução do inquéritos policiais da região metropolitana de Porto Alegre, acreditamos que ocorreu o caso de informação cruzada, onde o delegado comunicou que esse número de denúncias ocorre semanalmente no seu distrito, e não no Margot.
Estaremos sempre disponíveis tanto nos meios digitais quanto físicos para atender qualquer pessoa que necessite da nossa ajuda e que precise de suporte, como sempre fizemos. Ainda, informamos que a partir de hoje toda nossa equipe está sendo instruída e treinada a realizar uma revista reforçada e mais rigorosa aos clientes que entrarem no estabelecimento. Também realizaremos ajustes na iluminação das pistas e reforço na equipe de segurança. Pedimos, ainda, que se algum(a) cliente que tiver passado por qualquer situação de desconforto ou assédio entre em contato conosco, seja no momento do ato ou posteriormente através dos nossos meios de comunicação para que possamos prestar o apoio necessário. Estamos sempre buscando melhorias, visto que somos uma empresa que objetiva o entretenimento e a construção de boas memórias, e não o contrário.
Ao passo em que pensamos em tirar esse dia para refletir sobre a situação e cancelar as atividades da casa, decidimos por transformar essa situação em algo produtivo e construtivo perante uma causa que acreditamos muito, e estaremos doando parte da renda da festa de hoje (quinta-feira) à Ocupação Mirabal, uma instituição de apoio de combate a violência contra a mulher. Agradecemos a compreensão desde já e nos disponibilizamos para solucionar qualquer dúvida bem como fornecer o suporte necessário para qualquer situação do gênero."