Desde as 5h da manhã desta quinta-feira (7), várias vias das zonas norte e sul de Porto Alegre apresentam alagamentos e complicam o deslocamento de motoristas e pedestres. A situação ficou pior ainda a partir do meio da manhã quando a chuva se intensificou.
Duas das principais vias da Zona Norte, as avenidas Assis Brasil e Sertório, estão com diversos pontos alagados. Na Sertório, os veículos trafegam apenas pelo corredor de ônibus entre a avenida Ceará e a Rua Emilio Lúcio Esteves. Há congestionamento nos dois sentidos. Na Assis Brasil, a situação é mais crítica no cruzamento com a rua Emilio Lúcio Esteves, onde o trecho segue com bloqueio parcial por acúmulo de água.
Muitos veículos tiveram problemas mecânicos e ficaram parados no meio da água suja. Diversos estabelecimentos comerciais da região tiveram pouquíssimo movimento pela manhã, já que o deslocamento dos clientes ficou prejudicado.
Já na Zona Sul, a Avenida Oscar Pereira apresenta diversos pontos com problemas no asfalto. No trecho próximo a Estrada dos Alpes, o asfalto cedeu causando buracos. A EPTC precisou espalhar cones para alertar os motoristas. Com o problema, a estrada tem trecho reduzido para o fluxo dos veículos, o que causa lentidão no trânsito principalmente para quem se desloca em direção oo centro de Porto Alegre.
Outro ponto problemático nesta manhã é cruzamento da Juca Batista com a Eduardo Prado, no bairro Ipanema. A água está acumulada no ponto e impede parcialmente a passagem de veículos. A EPTC orienta o fluxo de veículos.
Na Rua Padre Réus, na esquina com a Cavalhada, o trânsito chegou a ser interrompido por volta das 10h após o trecho registrar grande acúmulo de água. A reportagem flagrou o motorista de um Range Rover tentando cruzar o trecho e ficando preso após pane no veículo.
O extremo sul da Capital também enfrenta transtornos da chuva. A estrada Edgar Pires de Castro tem pontos de alagamento em que é necessário o motorista reduzir a velocidade para evitar acidentes. Em alguns pontos mais baixos, a água começa a entrar em casas e a unidade do Corpo de Bombeiros do bairro está em alerta.