Repetindo um ritual que já é tradicional no Natal de Porto Alegre, um Papai Noel radical desceu a chaminé do Shopping Total de rapel na noite desta sexta-feira (1º). O Bom Velhinho, que chegou de helicóptero ao local, ainda fez graça de tirolesa, encantando as milhares de pessoas que foram ao Largo Cultural do centro comercial para vê-lo. Ele ainda fez uma aparição sobre o teto do shopping, segundos antes de surgir no palco do evento.
É a 14ª vez que o personagem encara a chaminé centenária de 86 metros, que no passado conduzia o calor produzido nas caldeiras da cervejaria Bopp. O céu ainda nem estava escuro e Alexandra Alice, sete anos, já procurava sinais dele no céu.
— Eu quero o Papai Noel, quero ver ele! — dizia.
Quando a repórter perguntou à menina se a aventura não seria um pouco perigosa para o Bom Velhinho, ela já tinha a resposta na ponta da língua.
— Tem ambulância — disse, repetindo as palavras com as quais a mãe, a estudante Roberta Meirelles, 30 anos, tinha a tranquilizado poucos minutos antes.
Segurando a pequena no colo, Roberta também não escondia a alegria:
— Estou mais ansiosa do que ela. Pareço criança.
Essa é uma das grandes magias do evento para a gerente de marketing do Shopping Total, Carolina Toledo Rosito.
— O brilho no olho não depende de idade — relata.
Carolina conta que a expectativa é tanta pelo evento que as pessoas já começam a perguntar por ele em setembro.
A noite de festa ainda teve apresentações da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, regida pelo maestro Antônio Carlos Borges-Cunha, com participações especiais de Jorginho do Trompete, Ricardo Arenhaldt na percussão e a soprano Andiara Mumbach, do grupo Crianças EmCanto, liderado pela cantora lírica Cristina Sorrentino, além de show de acrobatas e artistas circenses e fogos de artifício.