Moradores do bairro Santa Tereza, em Porto Alegre, reclamam de descarte irregular de lixo que ocorre na esquina das ruas Banco do Comércio e Banco da Província, em uma parada de ônibus.
— É resto de obras, móveis. Até fraldas tem espalhadas na parada de ônibus. Nós temos de esperar o transporte na esquina para não ficar em cima da sujeira — afirma a autora da publicação no app Pelas Ruas, Dóris Dias.
Além disso, Dóris diz que, a uma quadra de distância, na esquina das ruas Banco da Província e Banco Inglês, há esgoto a céu aberto.
— Em dias quentes, é horrível. O cheiro é insuportável. Está insalubre viver neste local— explica.
Dóris comenta que falta conscientização por parte das pessoas que jogam lixo no bairro. Quanto ao esgoto a céu aberto, a moradora relata que o conserto não foi realizado.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) afirmou que quanto ao esgoto na rua Banco Inglês, próximo ao nº 70, a Distrital Sul do Dmae/Coordenação de Esgoto fez vistoria e verificou tratar-se de rede cloacal quebrada. A pasta acrescentou que, por necessitar de maquinário e sondagem, não é possível executar nesta terça-feira (19). Assim, será priorizado na programação.
Sobre o acumulo de lixo, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou por meio do DMLU que às equipes da Seção Sul programaram para esta terça-feira (19) a remoção dos resíduos dispostos irregularmente no local. A pasta solicita ainda que a população coopere não descartando lixo de forma irregular e que em caso de observarem esta infração denunciem via 156.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.