No seu primeiro sábado (25) em operação, o ParkShopping Canoas recebeu milhares de visitantes, a maioria de Canoas e da Grande Porto Alegre. A chuva forte que cai desde o começo da tarde ajudou a impulsionar a presença de clientes no centro comercial, inaugurado na última quinta-feira (23) à noite e em operação integral desde a sexta-feira (24) — diante do mau tempo, frequentadores de áreas abertas, como o Parque Getúlio Vargas, situado em frente ao centro comercial, acabaram optando pelo conforto e pelo abrigo do shopping.
Por volta das 14h deste sábado, as 2,6 mil vagas de estacionamento do empreendimento estavam ocupadas e, do lado externo, imensas filas de automóveis aguardavam a oportunidade de ingressar no shopping ou mesmo de estacionar nas ruas vizinhas, que também ficaram abarrotadas de veículos. Mas, apesar do grande afluxo de pessoas ao empreendimento, que tem 136 mil metros quadrados de área construída e 48 mil metros quadrados de área bruta locável, os visitantes puderam passear tranquilamente pelos largos e arejados corredores.
No primeiro sábado de operação, foram registradas filas em alguns restaurantes, que chegaram a reunir dezenas de pessoas à espera de mesas. O acesso gratuito à rede wi-fi do empreendimento — um dos chamarizes do ParkShopping Canoas — também não foi tão fácil quanto se esperava, com seguidas interrupções nas conexões, provavelmente em razão do grande número de usuários conectados ao mesmo tempo. Mas os percalços pararam por aí.
Resultado de investimento de R$ 500 milhões, o ParkShopping Canoas abriu as portas com quase todas as cerca de 250 lojas ocupadas e uma ampla praça de alimentação, além de um supermercado Zaffari e sete salas de cinema. Neste sábado, muitas lojas ainda mantinham as ofertas apresentadas na Black Friday, promoção mundial realizada no dia anterior, e boa parte também já contava com decorações especiais para o Natal que se aproxima.
Os espaços de recreação, como a pista de patinação no gelo e a hot zone, área repleta de brinquedos e jogos eletrônicos, também receberam centenas de pessoas. Moradores do bairro Restinga, na zona sul de Porto Alegre, o analista de TI Bruno Bertolini, 26 anos, e a esposa, a pedagoga Layne Montag, 26 anos, percorreram quase 40 quilômetros para conhecer o ParkShopping Canoas. Acostumados a frequentar os shoppings da Capital, os dois estavam entusiasmados com o novo centro comercial da Região Metropolitana:
– A primeira impressão foi excelente – avaliou Bruno.
– Estou achando o máximo – completou Layne.
Maior parte dos visitantes eram da Região Metropolitana
A administração do ParkShopping Canoas deve divulgar um balanço dos primeiros dias de operação no começo da semana. Uma amostra informal de 150 carros verificada por Zero Hora apontou que a maioria dos visitantes eram da Região Metropolitana – Canoas (52 carros), Porto Alegre (27), Sapucaia do Sul (nove), Esteio (quatro), Cachoeirinha (quatro), Eldorado do Sul (três), Montenegro (três), Viamão (dois), Charqueadas (dois), Camaquã (dois), Alvorada (um) e Nova Santa Rita (um).
Moradores do bairro Guajuviras, em Canoas, o metalúrgico Lucas Lourenço, 23 anos, e a técnica de enfermagem Cláudia Damaceno, 25 anos, aproveitaram o dia chuvoso para passear com o filho Murilo, um ano, no ParkShopping.
– Ontem (sexta-feira), não deu para a gente vir, porque achamos que teria muita gente. Deixamos para vir hoje, mas parece que não adiantou muito. Demoramos uns 15 minutos para conseguir vaga no estacionamento – comentou Cláudia.
Segundo ela, que costuma frequentar shoppings em Porto Alegre – os preferidos são o Iguatemi e o BarraShoppingSul –, a inauguração do ParkShopping trouxe um novo atrativo para a cidade onde mora.
– (O shopping) Deu um "up" em Canoas. Quando chegamos aqui perto, parece que estamos em Porto Alegre – afirmou.