Emergências de Porto Alegre sofrem com a superlotação mais uma vez nesta quarta-feira (2). Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, todas as emergências adultas que atendem pelo SUS estão lotadas ou superlotadas.
Nesta manhã, oito unidades de saúde estavam com atendimento restrito – entraram na lista o Hospital Restinga, o Instituto de Cardiologia e os Pronto Atendimentos da Cruzeiro do Sul e da Bom Jesus.
O Instituto de Cardiologia é o único da lista que não está superlotado, mas atende com 100% da capacidade nesta tarde. As situações mais críticas estão nos hospitais de Clínicas e São Lucas da PUCRS, que estão atendendo com mais do que o dobro da capacidade na emergência adulta.
O problema também afeta os serviços no Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMPV) e as unidades do Complexo Santa Casa: Hospital Santa Clara, Hospital Santo Antônio e Hospital Dom Vicente Scherer – único da lista que não atende pelo SUS.
Entre as unidades de saúde, UPA Zona Norte - Moacyr Scliar e o Pronto Atendimento da Lomba do Pinheiro também estão atendendo com restrição.