Basta andar por Porto Alegre durante a noite e a madrugada para identificar problemas com a falta de iluminação pública. Dezenas de mensagens alertando sobre essa situação são enviadas diariamente por usuários do aplicativo Pelas Ruas.
A falta de luz aumenta ainda mais a sensação de insegurança na Capital, principalmente para quem tem de sair cedo ou chegar tarde em casa.
Leia mais:
Buraco no bairro Jardim Lindoia é motivo de reclamação de moradores
Moradores alertam para risco de queda de árvore no bairro Higienópolis
Rua do bairro Higienópolis convive com buracos e esgoto a céu aberto
Até mesmo em zonas movimentadas a situação ocorre com frequência. No bairro Bom Fim, por exemplo, há postes com lâmpadas fora de funcionamento em trechos da Avenida Osvaldo Aranha e nas ruas Felipe Camarão, Fernandes Vieira e Venâncio Aires.
A situação é pior ainda no Parque da Redenção, ponto turístico da cidade. Ao menos 12 lâmpadas estão apagadas na Rua José Bonifácio, entre a Avenida Osvaldo Aranha e a Rua Santana.
– O parque já é perigoso durante a noite. Sem luz, então. Só piora. Eu tenho que ficar na parada no escuro para pegar o ônibus a partir das 6h. É básico, mas não resolvem – reclama a passageira Ana Ribeiro.
A reportagem vai encaminhar os casos para a prefeitura de Porto Alegre.
Pelas Ruas
O Pelas Ruas está disponível para iOS 9 ou superior e a partir da versão 6.0 do Android. Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.