A Capital ganhará uma rota de peregrinação para ser percorrida à pé, inspirada no Caminho de Santiago, na Espanha. Do Centro Histórico à Zona Sul, o Caminho de Porto Alegre passará por pontos turísticos e religiosos da cidade em um trajeto de cerca de 20 quilômetros – uma versão light, se comparada aos 800 do caminho francês, o mais popular entre os que levam à Catedral de Santiago de Compostela. A primeira edição ocorre em 3 de setembro (confira mapa abaixo).
Os caminhantes partirão da Catedral Metropolitana, na Duque de Caxias, e passarão pela Igreja Nossa Senhora das Dores, na Rua dos Andradas, e pelo Santuário de Schoenstatt, na Vila Assunção. O trajeto se encerrará no Santuário Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá. O caminho se dá principalmente pela orla, passando por cartões-postais como a Usina do Gasômetro, a fundação Iberê Camargo e a praia Ipanema.
Leia mais:
Veja 5 lugares para apreciar o Guaíba
Obras, sonhos e curiosidades: famílias que escolheram casas históricas como lar
A iniciativa é da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal (Frentur), em conjunto com a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (Acasargs) e o departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Os idealizadores destacam que, apesar de ser um roteiro religioso, o Caminho de Porto Alegre será destinado a qualquer um que queira caminhar e ver a cidade de uma perspectiva diferente, indiferente de crença.
– A ideia é aproveitar para divulgar a nossa orla e a nossa Zona Sul, que é muito bonita – diz o vereador João Carlos Nedel (PP), presidente da frente.
Com a autorização da Catedral de Santiago, o roteiro de Porto Alegre será ainda um ponto de partida para obtenção da Compostela, certificado dado a peregrinos que percorrerem pelo menos 100 quilômetros a pé até o templo que guarda os ossos do apóstolo São Tiago.
Adriana Reis, presidente da Acasargs, explica que existem várias rotas para se chegar a Santiago, sendo que o chamado caminho inglês, a partir da cidade de Coruña, tem cerca de 80 quilômetros – distância que não seria o suficiente para conseguir o documento. É aí que entra o Caminho de Porto Alegre. O viajante começará a carimbar sua credencial de peregrino nas igrejas do roteiro gaúcho e vai continuar carimbando ela nos albergues credenciados na Europa, para ao final comprovar que percorreu 100 quilômetros e obter a Compostela.
– Para chegar a Santiago, a gente dá um passo atrás do outro. Aqui em Porto Alegre, também estamos dando o primeiro passo: o primeiro de um caminho que tem toda a chance de crescer – diz Adriana.
Quem fizer o Caminho de Porto Alegre com o objetivo de adquirir a Compostela no caminho inglês, deve solicitar a credencial com antecedência à Acasargs pelo e-mail contato@acasargs.com.br.
Associação gaúcha já distribuiu cerca de 300 credenciais neste ano
Adriana afirma que, somente neste ano, a Associação já distribuiu cerca de 300 credenciais de peregrino no Estado. São pessoas que buscam experiências semelhantes às que o empresário Tilton Martins dos Santos, 76 anos, teve. Ele fez o caminho francês em 1999 e 2001, o caminho português em 2004 e o aragonês em 2007, observando belas paisagens e a riqueza cultural de cada lugar. Lembra que nos 30, 40 dias que o peregrino viaja, os pertences se resumem ao que está dentro da mochila.
– Tu voltas mudado, vem com outras ideias e um desprendimento das coisas materiais.
Tilton, que participa da organização do Caminho de Porto Alegre, acredita que o roteiro poderá estimular ainda mais gaúchos a se aventurar por peregrinações mais longínquas, na Espanha:
– Com certeza vai ter gente que vai se inspirar. Conversando com quem tem prática e já fez o Caminho de Santiago, vão se entusiasmar.
Sobre os santuários do Caminho de Porto Alegre
A Catedral Metropolitana fica na Duque de Caxias, em frente à Praça da Matriz. As obras iniciaram-se em 1921, mas a Catedral só foi dada como concluída em 1986, 65 anos depois. A cúpula atinge 65 metros de altura e 18 de diâmetro, e a construção tem capacidade para mais de mil pessoas.
Na Rua dos Andradas, fica o templo católico mais antigo de Porto Alegre: a Igreja Nossa Senhora das Dores. Ela começou a ser construída em 1807, mas a obra completa foi inaugurada quase cem anos depois, em 1903. Destaca-se pelo corpo em estilo colonial português e fachada eclética, pelas duas altas torres e pela escadaria com mais de 60 degraus.
O Santuário de Schoenstatt, na Vila Assunção, foi inaugurado em 1986. É um dos 22 "santuários filiais" do movimento de Schoenstatt, que nasceu na Alemanha há 103 anos. A arquitetura das capelas de cada um desses santuários é semelhante. Na Zona Sul, freiras residem junto ao santuário.
O Santuário Santa Rita de Cássia fica no bairro Guarujá, na Zona Sul, e teve sua pedra fundamental lançada em 1952. Tem capacidade para cerca de 350 pessoas sentadas, e guarda um pedaço do osso de Santa Rita, vindo da Itália. Em maio, ocorre tradicionalmente a procissão a Santa Rita, e a igreja chega a sediar cerca de 30 missas em apenas dois dias.
Caminho de Porto Alegre
- Quando: 3 de setembro, às 7h
- Onde: o trajeto começa na Catedral Metropolitana, mas também será possível começar na Igreja das Dores ou no Santuário de Schoenstatt
- Inscrições: joaocnedel.wixsite.com/caminhopoa
- Como mais de 200 pessoas já confirmaram presença, os novos inscritos não receberão mais o kit com camiseta, água, cereais e certificado.
- A participação é gratuita