Depois de ter atingido a menor marca dos últimos 12 anos no sábado, quando a água chegou a 0,24 metros, o nível do Guaíba voltou a subir e aumentou 76 centímetros. Na tarde deste domingo (13), foi registrado 1 metro no Cais Mauá, em Porto Alegre. De acordo com a Defesa Civil, a tendência é de que a situação seja normalizada com a virada do vento para Oeste e Sul.
Veja também:
Restaurante flutuante encalha com menor nível do Guaíba em 12 anos
Revitalização do primeiro trecho da orla do Guaíba atinge 80%
Conforme o Metroclima, um nível tão baixo assim no Guaíba só foi registrado entre fevereiro e março de 2005, durante um período de seca. No entanto, para esta época do ano, as baixas nas águas são consideradas atípicas.
Os motivos apontados pelo sistema de meteorologia da prefeitura da Capital são o vento nordeste e um período de 60 dias de pouca chuva em Porto Alegre. Dados das estações mostram que o vento predominante de Leste/Nordeste com pico de 79 km/h nos últimos dias gerou a baixa do Guaíba.
Mesmo com o aumento do nível, o recuo das águas ainda é perceptível para quem passa pela Orla do Guaíba. Uma grande faixa de areia está à mostra e há acúmulo de lixo. O restaurante flutuante Pérola Negra, que está ancorado na região da praia de Ipanema, ainda não está sobre as águas, mas segue funcionando normalmente.