A Brigada Militar (BM) cumpre na manhã desta quinta-feira (24) reintegração de posse do Hotel Açores, no centro de Porto Alegre, que desde o dia 4 de julho abriga a ocupação Lanceiros Negros Vivem.
Para o cumprimento da determinação da juíza Luciane Marcon Tomazelli, da 1ª Vara Cível do Foro Central, o Batalhão de Operações Especiais (BOP) da BM isola desde as 23h de quarta-feira (23) o trânsito na Rua dos Andradas, entre a as ruas General Bento Martins e Caldas Júnior.
Durante a madrugada desta quinta, um grupo se reuniu em frente ao prédio para realizar uma vigília em apoio à ocupação, ligada ao Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).
O deputado Gabriel Souza, líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que as famílias serão levadas para o Vida Centro Humanístico, na Zona Norte. Ali, serão disponibilizados uma área usada pela Brigada Militar para treinamento e o setor administrativo. Segundo o deputado, é possível acomodar cerca de 20 famílias no local. A proposta é abrigá-las ali até a concessão do aluguel social por parte da prefeitura da Capital.
Parlamentares da oposição pedem que promessas do governo do Estado e da prefeitura da Capital sejam oficializadas para garantir seu cumprimento. O deputado Jeferson Fernandes, representante dos parlamentares na comissão formada para negociação, apontou a reação demorada do governo do Estado:
– Houve muitas dificuldades de comunicação por parte do governo durante a manhã. Até então, não se sabia para onde iriam as famílias, nem como seria feita essa realocação. Se não fosse a nossa ação (dos parlamentares), estaria sendo igual ao dia 14 de junho (quando houve uma ação tumultuada para retirada da ocupação Lanceiros Negros de um prédio do governo no Centro Histórico).