Os problemas no asfalto em Porto Alegre não são novidade para os motoristas. Buracos, ondulações e trepidações fazem parte do cotidiano de quem costuma trafegar pelas ruas da Capital. Nesse cenário, uma via tem chamado a atenção dos usuários do aplicativo Pelas Ruas devido aos problemas na pista junto às paradas de ônibus: a Avenida Cristóvão Colombo.
Na tarde desta quinta-feira (27), a reportagem da Rádio Gaúcha percorreu três quilômetros da avenida e encontrou cinco trechos onde o asfalto apresenta ondulações e buracos na frente dos pontos de embarque, colocando em risco a segurança de pedestres e motoristas. Os locais mais complicados ficam nas proximidades das ruas Félix da Cunha, Hoffmann, Comendador Azevedo, Pelotas e Santo Antônio.
Leia mais:
4 meses depois, Pelas Ruas tem 470 problemas resolvidos
Vandalismo tira elevadores e escadas rolantes de operação em viadutos e terminal de ônibus
Ondulações e perigo aos passageiros
Na parada de ônibus na esquina da Avenida Cristóvão Colombo com a Rua Comendador Azevedo, o asfalto tem uma grande ondulação, chegando a atingir a calçada em frente ao ponto. Usuários do Pelas Ruas alertaram pelo aplicativo sobre a possibilidade de acidentes já que é exatamente ali que as pessoas sobem ou descem dos coletivos.
No mesmo trecho, os ônibus são obrigados a fazer um leve desvio no sentido bairro-Centro para não entrar em uma cratera que se abriu no local. Mesma situação foi observada próximo à Rua Hoffmann, onde o asfalto perto da parada de ônibus apresenta falhas que prejudica a passagem dos veículos.
– Eles arrumam, chove, dá esse transtorno. Mas aqui deve estar há uns dois ou três meses assim. Há muitos problemas também com bocas de lobo pela cidade – disse a passageira Miraci de Jesus Oliveira.
No trecho da Cristóvão entre as ruas Ernesto Alves e Santo Antônio, um grande buraco no meio da via, no sentido bairro-Centro, exige atenção de motoristas e, principalmente, de motociclistas. Outros buracos também foram localizados no sentido oposto da avenida, nas proximidades do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), a via já está na programação da Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) e receberá manutenção asfáltica na próxima semana. No asfalto, as equipes da prefeitura realizam, atualmente, a conservação emergencial em pontos críticos, cobrindo os buracos existentes. Serviços como a manutenção preventiva em trincas, ondulações e pequenas deformações nas vias serão contemplados em um momento posterior da operação. A Smim informa que está em fase de elaboração de projeto para recuperação total do pavimento o trecho da Avenida Cristóvão Colombo entre a Rua Dr. Barros Cassal e a Avenida Benjamin Constant.