As lendas urbanas inspiraram muitos filmes, incluindo clássicos do cinema mudo, como a aventura Os Nibelungos (de 1924), mas sobretudo produções associadas ao gênero terror. Há inclusive um longa-metragem chamado Lenda Urbana, que foi lançado em 1998 e deu origem a duas sequências – todos sobre lendas que envolvem universidades norte-americanas.
Dois outros filmes dos anos 1990, Candyman e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, apoiam-se em histórias fantásticas transmitidas por gerações até ganharem registros em livro. O primeiro tem lugar nos subúrbios de Chicago e, assim como a lenda que envolve a Igreja das Dores, em Porto Alegre, fala sobre o espírito de um escravo enfurecido – que usava sua mão em forma de gancho para se vingar sempre que fosse "chamado".
Leia mais:
Oito lugares sinistros de Porto Alegre: veja as lendas urbanas mais famosas
Sete lugares que vale a pena conhecer no centro de Porto Alegre
Uma das franquias mais longevas e populares do cinema, Sexta-feira 13 também foi inspirada em uma lenda: Jason, um garoto de Illinois (norte dos EUA), teria se afogado durante um acampamento, em um momento de distração dos seguranças – numa sexta-feira, dia 13 de junho de 1958.
Outra lenda que adentrou a cultura pop a partir de sua adaptação cinematográfica foi a de Elly. Acusada de bruxaria, ela foi expulsa da cidade de Blair (Estado de Nevada), no século 18, e morreu no meio da floresta. É o seu espírito que amedronta as gerações seguintes – como a dos protagonistas de A Bruxa de Blair (1999), um dos pioneiros da onda recente dos falsos documentários no terror.
Assista aos trailers: