O Atelier Livre Xico Stockinger, da prefeitura de Porto Alegre, promove nesta sexta-feira, a partir das 18h, uma nova edição da visita noturna no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia. Guiados pelo professor de escultura e doutor em história da arte José Francisco Alves, os participantes vão conhecer mais sobre as dezenas de obras de arte que adornam túmulos e mausoléus do cemitério mais antigo do Estado.
– Uma das características mais impressionantes do Cemitério da Santa Casa é a quantidade de obras originais que existem ali. Muitas, inclusive, são importadas da Europa. Trata-se de um museu a céu aberto, e um dos melhores do país. São obras fantásticas – afirma Alves.
Leia mais:
Asilo Padre Cacique comemora 119 anos com apresentações musicais
Carris projeta manter rombo em R$ 20 milhões até o final do ano
Associação de cegos critica diretor de Acessibilidade de Porto Alegre
Não poderia ficar de fora do roteiro a passagem por túmulos de figuras proeminentes do Estado que despertam o interesse do público, como Teixeirinha, Iberê Camargo e Júlio de Castilhos. Outro ponto de destaque é o monumento que resguarda o corpo do político gaúcho Pinheiro Machado, um conjunto estatuário que traz a representação da morte do senador, assassinado em 1915 no Rio de Janeiro.
– É um monumento enorme, o maior e mais importante do cemitério – avalia Alves. – Descobri recentemente uma curiosidade: na parte de trás da obra, há um painel de mármore com a figura de Pinheiro Machado em nu frontal, prestes a entrar no paraíso. É algo muito incomum em arte cemiterial.
O evento tem entrada franca e não demanda inscrição prévia.