O nível do Guaíba subiu na manhã desta sexta-feira (9) e marca 2m31cm no Cais Mauá, em Porto Alegre. O volume de água deve aumentar devido à elevação do Rio Jacuí, maior contribuinte do Guaíba. A Defesa Civil da Capital segue monitorando a Região das Ilhas, que costuma ser a área mais afetada.
Mesmo que a chuva tenha parado, a água continua subindo no Jacuí, que marca 4m77cm na manhã de hoje, em função da descida da água de áreas mais altas.O volume vindo do Jacuí está ficando represado no Guaíba devido ao vento do quadrante oeste – o que dificulta o escoamento da água.
Veja mais:
Buscas por desaparecida são retomadas em Porto Alegre
73 municípios decretam situação de emergência
11 rodovias estão bloqueadas no Estado; veja a lista
Na Ilha da Pintada, o Guaíba atingiu a marca de 2m12cm nesta manhã. Apesar do nível elevado, a Defesa Civil garante que a situação está sob controle. Há pontos de alagamentos nas ruas, mas nenhuma família foi retirada de casa. Os agentes do órgão estão em alerta e orientando os moradores da região caso a situação se agrave.
Mesmo acima da cota de cheia – que é de 2m10cm –, o nível das águas ainda está distante da marca de 2015, quando chegou a 2m89cm e bateu um recorde de 74 anos. Na ocasião, pela primeira vez desde a década de 1970 as comportas do Cais Mauá foram fechadas.
De acordo com a Somar Meteorologia, volta a chover na próxima sexta-feira (16), mas não com a intensidade registrada durante esta semana. A intensidade do mau tempo ocorreu devido a passagem de um ciclone extratropical. Há previsão de temporal entre os dias 18 e 19 de junho.