Após os 80mm de chuva que caíram sobre Porto Alegre na quinta-feira (1º), a sexta-feira amanheceu sem chuva, mas com algumas vias ainda sofrendo para escoar o grande volume de água do dia anterior. Às 9h, seis ruas na zona norte da Capital ainda registravam pontos com acúmulo de água.
No bairro Humaitá e na Vila Farrapos, nas proximidades da Arena, a água ainda resiste. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as vias ainda afetadas são as avenidas A.J. Renner e a Pe. Leopoldo Brentano, e as ruas Jose Pedro Boessio, Frederico Mentz, Max Juniman e a Voluntários da Pátria, próximo ao shopping DC Navegantes. A água também atinge dezenas de residências no entorno da Arena do Grêmio.
– Está difícil ainda. O negócio agora é esperar baixar. A prefeitura poderia botar uns motores e puxar essa água para que a gente consiga baixar os móveis e começar a limpar – afirmou o morador Pedro Moraes de Matos, que vive no bairro há 10 anos e teve a casa atingida pela água.
A Rua Voluntários da Pátria, nas imediações da Arena, segue alagada e com o trânsito bloqueado. Também segue alagado o trecho da via embaixo da Ponte do Guaíba, próximo à Avenida Sertório. Ainda na região da Arena, a Rua José Pedro Boéssio está muito alagada entre a Avenida Palmira Gobbi e Ernesto Neugbauer. Somente caminhões estão passando.
Leia mais
Guarda-chuva quebrado, falta de transporte e ruas alagadas: a rotina sob o mau tempo
Chuva alaga casas e causa transtornos no trânsito de Porto Alegre
Por causa dos alagamentos na região e o bloqueio da Voluntários da Pátria, a Avenida A.J. Renner registra congestionamento no sentido bairro-Centro. Além do acúmulo de água, os motoristas tem que ter atenção especial com os buracos que aumentaram após os alagamentos que atingiram Porto Alegre.
Segundo a rede Metroclima, às 9h10min o nível do Guaíba era de 2,13 metros na região do Cais Mauá.