Trechos do diálogo entre a cabine do Airbus 330 da Avianca e a torre de controle do aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, obtidos por Zero Hora, confirmam que o comandante do voo One 9587 pediu autorização para fazer um sobrevoo da Capital, no momento da aproximação. Quando estava sobre o delta do Jacuí, o avião, ao invés de fazer a curva habitual à esquerda para tomar a rota para pouso, seguiu no sentido Sul, cruzando o Guaíba e sobrevoando os bairros Menino Deus e Partenon. Em seguida, retornou no sentido Norte, cruzando a Avenida Ipiranga e a Protásio Alves, sobrevoando, por fim, o bairro Moinhos de Vento.
A rota pouco usual provocou preocupação entre moradores, que relataram que o avião estava a uma altitude muito baixa. Até o momento, a companhia aérea Avianca não se manifestou sobre o que teria motivado o sobrevoo. Os áudios foram obtidos por ZH por meio do estudante de Ciências Aeronáuticas da PUCRS e piloto Lucas da Silva Fernandes. Ouça:
Torre de controle do Salgado Filho: Diga 9587
Piloto: Há possibilidade de voarmos direto à proa do aeroporto, cruzar sobre o mesmo e sobrevoo sobre a cidade perna do vento da 11?
No trecho final, após o voo panorâmico sobre Porto Alegre, o piloto pede autorização para pouso. Ouça:
Torre de controle do Salgado Filho: Ciente, continue aproximação, autorizado base, reporte final para o pouso em Porto Alegre, pista uno uno (11).
Piloto: Ciente então, entendeu, está autorizado ingresso na perna do vento 360º, base, vai reportar na perna do vento da uno uno.
Questionado por Zero Hora sobre a rota, o comando da Aeronáutica enviou nota na qual considera o "perfil pouco usual" do trajeto do Airbus sobre Porto Alegre, mas diz que o voo esteve todo o tempo dentro das regras de tráfego aéreo:
"A aeronave efetuou um perfil previsto nas regras de tráfego aéreo, contudo pouco usual na localidade para as aeronaves de grande porte, estando o tempo todo sob coordenação do órgão de controle. Ressaltamos ainda que não houve qualquer risco para a população", diz a íntegra do texto.