Posicionados no Largo Glênio Peres, bem em frente ao Mercado Público, no Centro de Porto Alegre, um grupo de dentistas voluntários esteve selecionando crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos para receberem tratamento odontológico gratuito. A triagem aconteceu até as 15h deste sábado (6). A ação foi alusiva ao Dia Mundial do Sorriso – comemorado no dia 28 de abril.
Acompanhada pela avó, a estudante Bárbara Juliane Paim, 14 anos, foi até o local para participar da triagem. Na expectativa, a jovem considera o tratamento um presente de 15 anos, idade que comemora no próximo mês.
– É muito importante para a saúde. Isso vai mudar tudo pra mim e melhorar as coisas na escola também – comenta, tímida.
Veja também:
Conheça mitos e verdades sobre a saúde bucal
Saúde dos dentes da mãe durante a gestação pode refletir no bebê
A avó, Neiva Teresinha Paim, 62 anos, conta que Bárbara já tinha iniciado um tratamento odontológico pago, mas teve de ser interrompido há cerca de dois anos por questões financeiras.
– Pesou muito no bolso. Aí vimos que teria essa ação aqui e resolvemos vir. Foi um presente que caiu do céu, essa oportunidade de tentar um atendimento gratuito – conta, emocionada.
A seleção prioriza os casos mais graves – como cáries, restaurações, cirurgia, abscesso, uso de aparelho – crianças e adolescentes mais vulneráveis e os que estão mais próximos da busca pelo primeiro emprego. Os selecionados serão encaminhados para iniciar o tratamento e terão acompanhamento até completarem 18 anos. Em Porto Alegre, 77 dentistas irão fornecer gratuitamente reabilitação odontológica para os escolhidos.
Quem deseja participar deve levar documento de identidade, comprovante de residência e matrícula em escola pública, além de estarem acompanhados por um responsável. A triagem consistia no preenchimento de uma ficha sócio-econômica é preenchida e um rápido exame bucal é feito nos jovens.
Ação acontece em Porto Alegre há cinco anos
Este foi o quinto ano da atividade na Capital, mas é o primeiro realizado em um ponto bem movimentado da cidade. A ação faz parte do projeto Dentista do Bem, da organização Turma do Bem, que conta com o trabalho de 16 mil cirurgiões-dentistas – da América Latina e de Portugal – para atender jovens de baixa renda em seus consultórios sem qualquer tipo de custo.
– Antes, a ação acontecia em escolas, mas queremos chamar a atenção das pessoas para mudar a realidade de muita gente – explica Ligia Nogarett, dentista e coordenadora do projeto em Porto Alegre.
A dentista comenta que, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, 16 milhões de brasileiros não têm nenhum dente. De acordo com Dados do Conselho Federal de Odontologia, 20% não vão ao dentista por falta de dinheiro. Um terço dos brasileiros não conclui atendimento e tratamento público. Cerca de 20 milhões nunca foram ao dentista e 68% da população não sabem que têm direito a tratamento dentário pelo SUS.
No ano passado, 65 mil jovens participaram da triagem realizada por 1,5 mil voluntários. Cerca de 6 mil foram encaminhados para tratamento em 310 cidades de 10 países.
Para Ligia, o projeto tem um valor especial:
– É gratificante e muito importante devolver o sorriso e inspirar esses jovens, deixando eles mais seguros e confiantes para fazerem qualquer coisa. A gente acaba se envolvendo, o sorriso é o cartão de visita da pessoa, né?