A Câmara Municipal de Porto Alegre derrubou nesta segunda-feira, por unanimidade, o veto total do prefeito Nelson Marchezan ao projeto de lei do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) que facilita a instalação de bicicletário e paraciclos em vagas destinadas ao estacionamento de carros em vias públicas. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais:
Laçador precisa ser restaurado em até 10 anos
Obrigatoriedade de uniforme em colégio particular gera ocorrência policial
Feira para ambulantes terá orientações para regularização e oferta de vagas
O projeto, que já havia sido aprovado em dezembro do ano passado, altera a Lei 11.417, de 15 de fevereiro de 2013, que permite a instalação de bicicletário em estabelecimentos comerciais. A partir de agora, a permissão é estendida para instalação de paraciclos e também permitir que bicicletários sejam instalados em calçadas e vias públicas.
– É um presente para a cidade na semana em que Porto Alegre completa 245 anos. Isto é um pedido da sociedade que vem aderindo cada vez mais ao uso da bicicleta. É o projeto que buscamos para humanizar e democratizar os espaços da cidade. Na vaga que cabe um carro será colocado um bicicletário com espaço para até oito bicicletas – comenta Marcelo Sgarbossa.
A aprovação da instalação de paraciclos e bicicletários fica condicionada à aprovação da EPTC, que analisará a viabilidade técnica de cada caso.