Um poste de iluminação pública que estaria energizado causa, há quase dois anos, preocupação a pedestres e comerciantes na Rua Voluntários da Pátria.
Fonte de choques elétricos para quem tem o azar de encostar nela, a estrutura de metal que suporta lâmpadas de LED, foi cobertura com papelão por lojistas das redondezas para tentar reduzir os número de acidentes.
O poste fica em frente a uma loja de conserto de celulares onde trabalha o autônomo Milton Santos. Ele foi um dos que levou uma descarga elétrica quando se desequilibrou e se apoiou na estrutura metálica.
– Passam muitos pedestres aqui, inclusive deficientes visuais, e nós sempre avisamos para o pessoal ter cuidado. Tem esses fios encostados no poste que estão derrentendo aqui do lado, e isso também nos preocupa – diz Santos, que trabalha no Centro há 18 anos.
Ele conta que as luzes de LED do poste ficam ligadas 24 horas por dia. Consultada por Zero Hora, a Secretaria de Serviços Urbanos (Surb), responsável pela iluminação pública da Capital, afirmou que não havia protocolo de atendimento aberto sobre o problema.
Depois do telefonema da reportagem, a secretaria enviou uma equipe ao local para verificar a situação. Técnicos isolaram os fios e prometeram voltar durante a tarde desta quarta-feira para corrigir a situação.
CONTRAPONTO
O que diz a Surb, por meio da assessoria de comunicação:
"Não havia nenhum protocolo aberto sobre a situação, mas no momento em que recebemos a informação a equipe do Departamento de Iluminação Pública foi ao local, isolou os fios e, à noite, fará a recuperação da iluminação."