A coleta de lixo reciclável e a limpeza de praças e parques de Porto Alegre voltou a ser realizada no começo da tarde desta sexta-feira. Pela manhã, funcionários da Cootravipa – cooperativa responsável pelos trabalhos – protestaram na garagem da empresa, na Zona Norte, impedindo a saída dos caminhões.
Os trabalhadores reclamavam de atraso no pagamento dos salários. Nas primeiras horas da manhã, os valores ainda não tinham sido depositados nas contas dos funcionários.
Leia mais:
Após melhorias, uso de bicicletas de aluguel aumenta 84% em Porto Alegre
Três obras da Copa precisam de menos de R$ 5 milhões da prefeitura
Para resolver o impasse, a prefeitura da Capital repassou a quantia de R$ 3 milhões referente à coleta seletiva e a outros serviços registrados em contratos com a cooperativa. Com isso, os salários foram depositados pela empresa e, por volta das 13h30min, os primeiros caminhões saíram às ruas para retomar os serviços.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, a coleta de lixo reciclável já está sendo realizada e será normalizada durante a tarde.
Este é o segundo caso na semana envolvendo problemas no recolhimento de lixo na Capital. Na terça-feira, o serviço de coleta domiciliar também ficou suspenso após protesto de garis pelo atraso nos pagamentos.