O novo secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto, garantiu nesta segunda-feira (2) em entrevista à Gaúcha que os contribuintes poderão pagar o IPTU com os 12% de desconto até o quinto dia útil de fevereiro. O anúncio oficial da prorrogação será feito nesta tarde pelo prefeito Nelson Marchezan Jr.
O prazo para pagar o imposto com desconto de 12%, definido na gestão de José Fortunati, terminaria amanhã. A guia de pagamento pode ser impressa no site da prefeitura de Porto Alegre. Os bancos conveniados são: Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Citibank, Santander e Sicredi, além de casas lotéricas.
No último dia 26, Marchezan anunciou a ampliação do desconto para 15% para quem deixar o pagamento para depois do prazo estipulado pela administração de Fortunati. Após contestação do reajuste maior pelo Tribunal de Contas, Marchezan garantiu a prorrogação do desconto de 12% até começo de fevereiro.
Quem não realizar o pagamento da cota única com desconto poderá optar pelo parcelamento do imposto municipal em até 10 vezes, com o primeiro vencimento em 8 de março. As demais parcelas vencem no dia oito de cada mês. O pagamento com atraso será acrescido de multa de 2%, quando realizado até o final do mês do vencimento, ou 10% mais juros de pelo menos 1% ao mês, quando em data posterior.
IPVA
Já o período para o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) com desconto máximo termina nesta segunda-feira (2). O abatimento máximo será de 27, 27% para quem se enquadrar nos benefícios de bom motorista e bom cidadão. A partir desta terça-feira (3), o IPVA pode ser pago em até três vezes, mas já com a correção de 6,58%.