Localizada na freeway, em Porto Alegre, a casa de bombas 9 do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) será reformada – atualmente, das quatro bombas, só duas funcionam. A obra no bairro Sarandi, orçada em R$ 2,295 milhões, é uma contrapartida da empresa Vonpar. O convênio já foi firmado, e os trabalhos devem começar em março, conforme o órgão.
A reforma do local, junto ao dique Sarandi, englobará o prédio, três bombas, instalações elétricas e colocação de gerador próprio (em caso de falta de energia elétrica, a estrutura continuará operando com 60% da capacidade). O funcionamento dos quatro equipamentos permitirá bombear 6,5 mil litros de água pluvial por segundo, e o benefício da obra é controlar alagamentos na área industrial no entorno da Vonpar.
Leia mais:
Teste ZH: comparamos o aplicativo do Sintáxi com o Cabify e o Uber
"Vai haver atraso no pagamento de salários", diz prefeito Marchezan
Fortunati diz que pagou credores e que apresentação de Marchezan "é mentira"
O convênio entre o DEP e a empresa partiu da intenção da Vonpar de ampliar sua fábrica. A condição para regularizar a ampliação seria construir um reservatório de amortecimento de cheias, exigência para todas as novas edificação com área superior a 600 metros quadrados.
A equipe técnica do departamento, no entanto, avaliou que, devido ao fato de a fábrica estar próxima ao nível do Guaíba, o funcionamento não seria satisfatório. Por isso, sugeriu-se a substituição pela reforma da casa de bombas 9, que fica na mesma região.