Trabalhadores da Cootravipa, cooperativa responsável pela limpeza e conservação das ruas em Porto Alegre, iniciaram uma paralisação no início da madrugada desta sexta-feira (9). De acordo com os coordenadores das unidades, os trabalhadores deveriam receber os salários até o dia 10 desse mês.
Os trabalhadores alegam ter recebido a garantia de que não terão os valores depositados nos próximos dias por causa dos problemas financeiros enfrentados pela prefeitura. O Executivo teria informado a cooperativa que o repasse não seria feito em dia.
Em função disso, a limpeza na cidade feita pela Cootravipa foi realizada somente até o fim da noite de quinta-feira. Trabalhadores estão reunidos nas seções da cooperativa aguardando uma garantia que terão os salários pagos.
O que diz o DMLU
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já fez contato com a Cootravipa. A paralisação atingiu apenas 70 trabalhadores que atuam na região central.
A prefeitura sempre paga a Cootravipa no dia 9 para que a cooperativa rode a folha no dia 10. Tudo está dentro do prazo, e o pagamento parcial dos valores será feito hoje. Está em andamento uma suplementação orçamentária já aprovada pelo comitê gestor para complementar o pagamento até o início da semana que vem.
De qualquer forma, como hoje é dia 9 eles alegam estar no prazo de pagamento e afirmam que os trabalhadores não podiam ter suspendido os serviços. De acordo com o departamento, eles recebem por produtividade, e a equipe da madrugada terá o corte no pagamento deste trabalho não realizado.
A Cootravipa garantiu que a paralisação ocorreu somente durante a madrugada e que no começo da manhã todos os trabalhadores escalados saíram para as ruas para realizar os serviços.