O serviço de limpeza das ruas de Porto Alegre foi retomado por volta das 9h da manhã desta sexta-feira (9). Durante a madrugada, cerca de 70 trabalhadores da Cootravipa, cooperativa responsável pela limpeza e conservação das vias, paralisaram as atividades.
Eles recebem os salários até o dia 10 de cada mês. No entanto, teriam recebido a informação que os valores não seriam depositados nos próximos dias por causa dos problemas financeiros enfrentados pela prefeitura.
O problema afetou as unidades centrais, prejudicando a limpeza nas seguintes vias: João Pessoa, Lima e Silva, José do Patrocínio, André da Rocha, Demétrio Ribeiro, Venâncio Aires, Praia de Belas, Edvaldo Pereira Paiva, Azenha, Princesa Isabel, José de Alencar, Getúlio Vargas, Borges de Medeiros, Érico Veríssimo, Protásio Alves, Silva Só, Mariante, Goethe, Osvaldo Aranha, José Bonifácio e Venâncio Aires.
Durante a manhã de hoje, o presidente da cooperativa se reuniu com os trabalhadores e garantiu que o pagamento será feito. Em seguida, eles retomaram os trabalhos.
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) esclareceu que os garis recebem por produtividade e a equipe da madrugada terá corte no pagamento pelo serviço não realizado, com notificação e advertência à empresa. As equipes das Unidades de Serviço da Avenida Farrapos (23 garis) e do Viaduto Utzig (15 garis) realizaram o serviço na madrugada e receberão normalmente.
O DMLU disse que realiza o pagamento da Cootravipa sempre no dia 9, para que a cooperativa rode a folha no dia 10 de cada mês. O pagamento do DMLU está no prazo e será feito parcialmente ainda hoje. Além disso, será priorizada uma suplementação orçamentária, já aprovada pelo Comitê Gestor, para complementar o pagamento até o início da próxima semana.