Estudantes bloquearam a Avenida Bento Gonçalves, em frente ao Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira. Um grupo de cerca de 150 pessoas protestava contra medidas adotadas pelo governo Michel Temer, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o teto de gastos, e a reforma no Ensino Médio.
Os manifestantes espalharam pneus sobre a via e estenderam uma corrente para impedir a passagem de veículos. Inicialmente, por volta das 6h20min, interromperam o trânsito nos dois sentidos da via. Em seguida, liberaram a passagem de veículos, mas, às 6h30min. retornaram com bloqueio no sentido Viamão-Porto Alegre. Vinte minutos depois, os estudantes liberaram o tráfego. Há intenso congestionamento na região. A Brigada Militar (BM) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanharam o protesto.
Leia mais:
Assembleia sobre ocupação na PUCRS não avança
Vídeo mostra confusão durante ocupação de prédio de universidade
O começo da manhã de segunda-feira é marcado por uma série de protestos no Estado. Na Capital, sindicalistas tentaram bloquear a circulação de ônibus na cidade, mas foram impedidos pela BM. Também há concentração de manifestantes na Avenida Mauá, na região central de Porto Alegre.