Tomar um chimarrão sentado na grama, praticar ioga e exercícios, bater uma bolinha, brincar na pracinha ou, até mesmo, fazer um piquenique. A zona norte de Porto Alegre terá um espaço renovado para a realização dessas atividades. Localizada na Avenida Assis Brasil, entre o Boulevard Assis Brasil e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, a Praça Ernst Ludwig Hermann será adotada, na manhã de hoje, pela empresa Melnick Even. Na ocasião, será apresentado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) um projeto de revitalização e implantação de novos aparelhos no local. A adoção faz parte de uma parceria entre empresa e prefeitura, por meio do programa Adote uma Praça, da Smam.
Em um espaço de mais de 20 mil metros quadrados, a empresa prevê um investimento inicial de R$ 500 mil para a revitalização. Inspirada nas praças do Interior, de acordo com o projeto, haverá uma área central, com chafariz e espelho d'água. Espaço fitness, quadras esportivas, playground, cachorródromo, mesa de jogos e pista de caminhada também estão previstos. Além disso, será feito o restauro da cancha de bocha, pista de skate e churrasqueiras, que já existem no local.
Leia mais:
Revitalização do Largo dos Açorianos fica para julho de 2017
Dezenas de mosaicos de Mona Lisa colorem as ruas de Porto Alegre
Grafite transforma prédios em obras de arte em Porto Alegre
A área de mata nativa será mantida, árvores frutíferas serão plantadas e muitos bancos e bebedouros estarão espalhados pelo Park Lindóia, nome provisório dado pela empresa.
– Hoje é preciso pensar a cidade para pessoas. A cidade é de pessoas, não de espaços – destaca Guilherme Takeda, arquiteto que desenhou o projeto.
Previsão é segundo semestre de 2017
Com empreendimentos na região, a empresa garante que a adoção da praça não é uma contrapartida exigida pela prefeitura. A ideia é que a Zona Norte tenha um espaço de lazer como a Encol, no bairro Bela Vista, que também foi adotada pela Melnick Even.
– É uma adoção espontânea. Será oficializada na manhã desta terça-feira e a ideia é já começarmos a promover atividades – ressalta Cláudia Lima, coordenadora do projeto de praças da incorporadora.
Após a formalização da adoção, será apresentado à comunidade um hotsite com o projeto. Na plataforma digital, os moradores poderão contribuir com a reforma do espaço.
– O projeto passa a ter outro valor quando tem colaboração. Tem um sentimento de pertencimento. Os moradores passam a cuidar mais do local – comenta Takeda.
A reinauguração da praça está prevista para o segundo semestre de 2017. No entanto, o prazo pode sofrer alterações pois o projeto precisa passar por aprovações junto à prefeitura. Esta será a nona praça adotada pela empresa, na Capital, que participa do programa da Smam desde 2003.
Iniciativa de parcerias de adoção existe há três décadas
O programa Adote uma Praça foi criado pela Smam há 30 anos. A ideia é qualificar os espaços públicos de lazer por meio de parcerias público-privadas. A iniciativa está passando por reformulações para atender as demandas atuais e se adequar à nova realidade.
Segundo a engenheira agrônoma da Smam e diretora da Divisão de Administração de Parques, Gabriela de Azevedo Moura, há cerca de 50 praças adotadas em Porto Alegre:
– Temos mais de 600 praças na Capital. É importante estabelecermos uma parceria público-privada para manter esses espaços de lazer limpos.
Existem três modalidades de adoção: a por compensação, quando empreendedores são obrigados a compensar danos ambientais em troca da conservação de praças, a adoção por termo de ajuste de conduta, quando o adotante cometeu crime ambiental, e a adoção por livre iniciativa.
Qualquer empresa, escola, associação de bairro ou ONG pode adotar uma praça. Para participar basta enviar um e-mail para adotepraca@smam.prefpoa.com.br e obter as informações necessárias. A proposta deverá ser encaminhada por escrito, identificando a localização desejada e informando a razão social da entidade, o seu representante legal, endereço completo e meios de contato.
Leia mais notícias de ZH Pelas Ruas