Espalhadas pelas ruas de Porto Alegre para controlar a velocidade dos veículos, as 37 lombadas eletrônicas estão sendo substituídas. Em 8 de setembro, a Kopp Tecnologia – que já era a empresa executora do contrato anterior – assinou o novo documento, quando foi dado início à remoção. A maioria dos equipamentos já foi retirada. Os que restam, como o da Avenida Voluntários da Pátria, serão removidos até este sábado. O prazo para a execução da troca é de 60 dias.
Com a substituição, será possível fazer contagem em tempo real dos veículos. Câmeras de melhor resolução serão instaladas, medida que auxiliará a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) no monitoramento de veículos.
Veja também:
Manifestantes contrários a mudanças no ingresso por cotas ocupam reitoria da UFRGS
Vereadores de Porto Alegre começam a votar projeto do Uber na próxima quinta-feira
Antes de serem instalados, os equipamentos passarão por avaliação do Inmetro. As novas lombadas permanecerão no mesmo lugar. Por orientação da EPTC, a empresa deve substituir e religar, a curto prazo, os aparelhos que registram infrações.
De acordo com o diretor de operações da EPTC, Marcelo Soletti de Oliveira, a ideia é que entre 10 de outubro e 4 de novembro todos os novos aparelhos estejam em funcionamento.
– A lombada eletrônica passa ao motorista uma consciência maior de que não deve haver excesso de velocidade. É um aparelho que atende bem a função de inibir a autuação por excesso de velocidade – explica o diretor.
O contrato tem validade de um ano, e pode ser renovado por outros quatro.