A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) irá multar a Serttel, responsável pelo BikePoa, por ter descumprido o prazo acordado em contrato para início das novas operações do serviço de aluguel de bicicletas em Porto Alegre. Por determinação contratual, as novas estações deveriam estar prontas até 4 de setembro. As informações são do blog Estamos em Obras, da Rádio Gaúcha.
A empresa pediu um prazo maior para complementar as instalações. A EPTC prorrogou até o dia 10, mas ainda há serviços a serem feitos, principalmente, a colocação das 400 novas bicicletas. A Serttel promete cumprir sua parte até o dia 31 de outubro. A EPTC não concorda com este prazo e anunciou que irá multar a empresa. O valor da autuação varia de 2 a 10% do valor do contrato. O montante está sendo calculado pelos técnicos da prefeitura.
Saiba mais:
Atrasa instalação de novas estações do BikePoa
BikePoa: estações seguem com antigos problemas
Além de mais pontos de aluguel e da troca das bicicletas, que terão iluminação traseira e dianteira, as estações precisam ter sinal de Wi-fi. Segundo a EPTC, até essa segunda-feira 38 dos 40 locais já ofereciam esse serviço. Também há a exigência que 400 bicicletas estejam disponíveis aos usuários. No contrato anterior esse número era de 280.
A Serttel é empresa que administra o serviço desde 2012. Essa venceu a disputa realizada no primeiro semestre. O contrato foi assinado em maio e havia prazo regimental para que as alterações fossem feitas em quatro meses, o que foi descumprido. Porto Alegre tem hoje 180 mil pessoas cadastradas. Já foram realizadas mais de 840 mil viagens pelo BikePoa.