A Câmara de Vereadores de Porto Alegre marcou para próxima segunda-feira (15) a votação em plenário do requerimento que agiliza a análise do projeto que regulamenta aplicativos como o Uber. A decisão foi acertada hoje, na reunião de líderes dos partidos. O pedido de urgência foi feito pelo líder do governo na Casa, Kevin Krieger (PP) em 13 de julho, antes do recesso.
A votação final do projeto ficará, possivelmente, para a segunda quinzena de setembro. Pelo cronograma, o requerimento de urgência é votado no dia 15. O projeto poderá receber emendas até o dia 18 (quinta-feira). As comissões, em conjunto, apresentam um único relatório que deve ser votado no dia 22.
Outra decisão tomada hoje diz respeito à votação em plenário. Os líderes acertaram que a votação final só ocorrerá após a conclusão da reforma do plenário Otávio Rocha. A previsão de término da obras é segunda quinzena de setembro, ainda antes das eleições.
"Esse é um projeto polêmico, que tem representações, sindicatos. É muito complicado fazer essa votação no plenarinho (Ana Terra), onde praticamente não entra ninguém. Queremos que as pessoas possam estar presentes", diz o vereador Kevin Krieger.
Atualmente, aplicativos como o Uber e WillGo são considerados clandestinos em Porto Alegre. Além do cadastro de cada motorista ter de ser notificado à prefeitura, o projeto de lei do Executivo prevê a identificação dos veículos por adesivos.