Aproximadamente 10 meses depois do começo das obras, a revitalização do primeiro trecho da orla do Guaíba atingiu 50% de conclusão. Os trabalhos ocorrem em 1,3 quilômetro entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. As informações são da Rádio Gaúcha.
Em 2012, quando o prefeito José Fortunati anunciou a revitalização pela primeira vez, uma parte da obra fora prometida para 2013. Idas e vindas de projetos e editais sem interessados culminaram, finalmente, no início efetivo dos trabalhos pelo consórcio atualmente responsável, em 2015. A previsão contratual projeta o fim das obras para abril de 2017, mas o prefeito José Fortunati afirma que a inauguração ocorrerá ainda em 2016. O consórcio Orla Mais Alegre, das empresas Procon, Sadenco e SH Estruturas Metálicas, é o responsável pela revitalização, ao custo aproximado de R$ 65 milhões.
Leia também:
Os tapumes que nos afastam do Guaíba e da Usina do Gasômetro
Prefeitura garante continuidade das obras na orla do Guaíba, na Capital
Veja como deve ficar a orla do Guaíba após a revitalização
Nesta quarta-feira, a prefeitura assinou o contrato de financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF), que irá liberar US$ 92 milhões. Este recurso também será usado na pavimentação de ruas indicadas pelo Orçamento Participativo. Para o ano que vem, o dinheiro será investido na revitalização da Rua dos Andradas e do trecho três da orla do Guaíba, entre a Avenida Ipiranga e o Parque Gigante. As licitações destas duas obras poderão ser lançadas ainda em 2016.