A divulgação de reportagem de Zero Hora apontando cobranças superfaturadas na limpeza de bueiros em Porto Alegre causou mal-estar na prefeitura.
O prefeito José Fortunati foi surpreendido com a denúncia – divulgada simultaneamente no site de ZH e na Rádio Gaúcha na manhã desta segunda-feira – e convocou imediatamente uma reunião com o comando do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). Paralelamente, a Polícia Civil e o Ministério Público de Contas anunciaram a abertura de investigações.
Uma reunião do comitê gestor municipal já estava agendada para esta manhã para tratar do problema da bactéria na água. Segundo assessores, na sequência foi tratado o assunto do DEP. O prefeito quer saber o que está acontecendo de errado na gestão do contrato que o DEP tem com a empresa JD Construções.
Confira a investigação completa:
ZH apurou que a terceirizada cobrou pela limpeza de equipamentos de drenagem que não existem nas ruas. Foram chamados a dar explicações o diretor-geral do DEP, Miguel Barreto, e o diretor-adjunto, Francisco Mellos.
A partir da publicação da reportagem, a chefia da Polícia Civil determinou abertura de inquérito no Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) para apurar irregularidades no contrato. O Ministério Público de Contas também abriu expediente e enviou ofício ao DEP solicitando informações de contratos e de planilhas de medições de serviços.